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Previsão de Vendas

Alcançando o Equilíbrio

A previsão intuitiva pode ser pessimista (falta produto) ou otimista (sobra produto, excesso de estoque).
Os gestores mais eficientes são aqueles que fazem uma mistura entre o resultado quantitativo, a sensibilidade do mercado e as dificuldades impostas por outros departamentos da empresa.
Com busca pelas empresas em trabalhar dentro de conceitos de Logística e SCM a previsão de vendas se faz extremamente importante, pois ela apresenta é que irá gerar o fluxo de caixa para pagamentos de fornecedores e gestão/administração de estoques.

Conteúdo

• A necessidade da previsão de vendas
• A responsabilidade da previsão de vendas
• A chegada das informações e processo previsão de vendas
• A importância da previsão de vendas
• Classificação ABC / XYZ de materiais
• Custos de aquisição, custo de armazenagem, etc.
• Lote econômico de compra, conceito, histórico e aplicações.
• Qual o lead time do fornecedor? Qual o tempo de reposição?
• Estoque de segurança é necessário?
• O que é MRP/ERP? Qual sua finalidade?
• Como trabalhar com Kanban e Just-in-Time, dentro de uma Cadeia de Abastecimento (SCM).
• Qual o efeito que as alterações de programas de causam nos estoques?
• Previsão de vendas pra que serve?
• Como manter um bom Nível de Serviço?
• Segmentação de mercado para ter um bom nível de serviço
• Efeito Chicote
• Métodos de previsão; classificação de métodos de previsão; métodos qualitativos e quantitativos. Séries temporais. Regressão Linear

Palestrante

Celso Luchezzi

MBA em Logística Empresarial - FGV; Tecnólogo em Processos de Produção - FATEC
Graduado em Matemática - UNIBAN; Diretor na Luchezzi Consultoria e treinamento em Logística e SCM; Trabalhos realizados nas áreas de Logística, PCP, Planejamento de Materiais e Administração de Estoques, nos segmentos de Compressores, Autopeças, Têxtil e Químico, Estamparia, usinagem, montagem e embalagem.
Experiência em administração de matéria-prima (in bound), fabricação, armazenamento e distribuição (out-bound), acompanhamento e dimensionamento da capacidade produtiva.
Vivência em palestras na área de Logística e SCM
Professor de Matemática Financeira e Administração de Materiais, Administração Produção, Administração Estratégica, Logística, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM), PCP, Logística de Operações Globais, Tópicos Avançados de Logística nas Universidades MACKENZIE, FATEC, ANHEMBI-MORUMBI e ANHANGUERA para cursos de graduação pós-graduação e MBA e professor do BI International nas disciplinas de Logística e Operações; Consultor internacional



Inscrições
Email: atendimento@capacitacaoempresarial.com.br
Fone.: (11) 2365 - 6585

Objetivo

Mostrar ao participante a importância da previsão de vendas para tomada de decisões nas atividades operacionais e comerciais, identificando os recursos necessários através de técnicas qualitativas e quantitativas.

 

Público Alvo

Profissionais as áreas de Suprimentos/Compras, Administração de Materiais, PCP, Vendas, e profissionais que desejam trabalhar ou implantar sistema adequado de Previsão de Vendas e Gestão de Estoques.